segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Absurdos - I

A vida não é pra todos. 

Hoje acordei severamente inclinada a acreditar que a vida, com as suas delícias, dores, aventuras e desventuras, não é algo que alcance a todos. Alguns poucos desafortunados sempre ficam de fora e têm que se contentar a assistir àquela enorme multidão de sortudos desfrutar de tudo que eles nunca terão.

E talvez, por puro egoísmo, alguns dos que estão dentro da vida, dirão com aquele olhar de lado: ah, mas você tá de fora porque quer, a festa é aberta a todos... Talvez seja, mas sabe aquela sensação de que você não é bem vindo? É sempre ela que te faz perceber que o seu lugar é lá fora. 

Então, algumas vezes, você cansa de sentar pra observar e tenta entrar na vida, tenta encontrar pequenas brechas pra estar com os que vivem... mas não dá certo, e uma vez atrás da outra você é arrancado violentamente do convívio dos felizes. Sobram soluços, arranhões, dor-de-cabeça, uma baita ressaca moral e a certeza de que não vai tentar nunca mais entrar nessa loucura que é a vida dos outros. 

Alguns dizem que é só drama, mas você sabe o que sente quando as luzes se apagam e você está sentado no canto observando, então não deve ser um crime querer tentar de novo. Então você espera as luzes apagarem e se levanta, vai até o centro do salão e arrisca uma dança. Mas aquela não é a sua música, você não conhece os passos, e aquela sensação de que existem pares de olhos chicoteando as suas costas persiste.

E então você volta a sentar, e aquelas pessoas que te olhavam antes, voltam a dizer que você deveria experimentar a vida, e que a culpa é sua se a vida não te dá uma chance... Talvez seja, mas você não tem tanta força assim pra tentar de novo. Busca refúgio num livro ou caderno velho, e espera que a força da tentativa algum dia se transforme em vontade de potência. 

2 comentários:

  1. Comecei a ler e me identifiquei demais, grande sensibilidade ! Escreves muito bem !

    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. E o mais legal é encontrar nas palavras de outros o que a gente sente também.
    Gostei daqui.

    ResponderExcluir