quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pausa nos escritos: vamos falar de inspiração.

É isso, falar do que inspira, do que serve de matéria não só pra escrever mas também pra encarar o dia-a-dia de estudante de história que se encontra em eterna procrastinação de projetos. 

Pra começar, Jane Austen. Podem falar o que quiser: é piegas, livro de mulherzinha, é bobeira pura... não importa. Orgulho e Preconceito tá sempre na minha mesinha de cabeceira, sempre pronto pra fazer carinho nos meus olhos. Pra completar minha alegria de fã, achei o link da série feita pela BBC em 1995 lá no Cinema de Classe. Tem Colin Firth no seu primeiro Mr. Darcy (o segundo foi no Diário de Bridget Jones, lembram do Mr. Mark Darcy?), vale a pena arriscar. (: 



Segunda inspiração que vai receber destaque hoje são as ilustrações. Sou dessas que perde horas em galerias de imagens de ilustradores só pelo prazer de viajar e dar novos significados pra tudo que tá ali disposto. Não lembro quem disse, mas alguém que eu já li, falava que a partir do momento que qualquer trabalho de arte, em qualquer suporte, quando entra em contato com o mundo exterior, deixa de pertencer somente ao artista, e portanto, de ter significado somente para quem faz a arte, pra ganhar um mundo de novos significados que sempre fogem ao controle de quem a criou. Arte compartilhada é arte sem dono, no sentido que ninguém é dono do sentido único, último e definitivo de qualquer peça.

Daí que já fazem uns três anos que eu descobri a Lupe uma ilustradora que é sensacional. Tem um portifólio incrível e algumas das séries de ilus dela me servem de inspiração sempre. São desenhos bem maduros que tem um traço único, sempre que vejo o trabalho dela, fico pensando em algo que tá entre a realidade e a fantasia, que podia ter sido imaginado por uma criança, de tão rico que é. Quem curte ilustrações bacanas, não vai perder o clique. 




3 comentários:

  1. Nossa, amei essas ilustrações! Olhos grandes, boca pequena, seios à mostra, véus,...como se a artista quisesse destacar uma mulher observadora, sedutora, ao mesmo tempo recatada, misteriosa. Realmente bons.

    Interessante isso de algo nos inspirar, seja um romance de um autor que alguém torce o nariz, ou uma obra de arte, ou um desenho feito por uma criança, ou qualquer outro tipo de expressão cultural. Precisamos de estímulos constantes.

    Algumas vezes nossa arte flui através da artes de outros e todas elas se fundem. E realmente depois de expormos aos olhos alheios se tornam um pouquinho de cada um que as vê, toca, ...

    Obrigada/

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu blog, posso dizer que é de CONTEÚDO ! Gostei da maneira como escreves, Ja to seguindo ! Volte mais vezes pelo meu Blog tb !

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, por sinal, terminei de assistir à série... e não podia estar mais apaixonada pelos personagens do que de fato estou. (:

    ResponderExcluir